quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Forno de Microondas são nocivos à saúde


    Em 1990, o Departamento de Pesquisas da Universidade de Minnesota publicou o seguinte comunicado:“Embora os fornos de micro-ondas esquentem rapidamente os alimentos, não são recomendados para esquentar o leite servido nas mamadeiras dos bebês.”

    Discute-se muito a respeito das vantagens e perigos dos fornos de micro-ondas. Já se ouviu dizer que os micro-ondas desmagnetizam os tecidos cerebrais a ponto de reduzir a inteligência. Exagero? Vai saber… Dizem também que os alimentos preparados ali não são bem aproveitados pelo organsmo, que a produção de hormônios fica comprometida, que os nutrientes se transformam em radicais livres, provocando câncer, que substâncias desconhecidas se acumulam no corpo, que o sistema imunológico fica seriamente abalado e mais um monte de ameças aterradoras.

    O forno de micro-ondas ainda é um equipamento relativmente novo, só chegou ao Brasil no final dos anos 80. Assim, pouco se sabe realmente sobe ele. Uma coisa é fato: a ação das micro-ondas sobre os alimentos ainda é muito pouco conhecida. Faltam pesquisas que provem se esse aparelho é nocivo ou não. Que afirma isto é o Dr. Carlos Oliveira, catedrático de Ciência & Tecnologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Mais uma coisa: um estudo feito nos Estados Unidos provou que as radiações eletromagnéticas emtidas pelos micro-ondas triplicam a possibilidade de desenvolvimento de asma em crianças, caso as mães grávidas se exponham continuadamente a essas radiações.

Provas

    Mais de dez anos depois que esse padrão de mulheres deu à luz, os pesquisadores analisaram o número de casos de asma entre os seus filhos. Descobriram que 33% das crianças sofriam de asma. A taxa de ocorrência da doença entre essas crianças apresentou um risco 350% maior do que a média nacional dos EUA.

Conclusão

    A discussão continua. Existem provas de que os micro-ondas são nocivos à saúde e existem cientistas que questionam essas provas. Em outras palavras, ninguém sabe. Mas uma coisa é certa: Tudo o que foge aos métodos naturais é potencialmente perigoso. Toda dona de casa sabe que qualquer comida feita no fogão de lenha e em panelas de barro é muito mais saborosa. Os seres humanos já tiveram inúmeras surpresas desagradáveis por causa da chamada “alta tecnologia”.Vejam-se, por exemplo, os automóveis, as fábricas, os aviões e outras invenções que estão poluindo o ambiente e provocando o aquecimento global. Por via das dúvidas, talvez seja melhor ficar mesmo com o fogão a gás – que, aliás, já não é lá coisa muito boa. Vovó que o diga.